Rede Sete Uncategorized Somos salvos pela Fé ou pelas Obras?

Somos salvos pela Fé ou pelas Obras?



Depois desta carta, eu assumo o papel de afirmar que a partir de hoje você não vai discutir com ninguém sobre salvação pela fé, graça ou obras.

 

PAULO x TIAGO
Paulo diz que a salvação vem por meio da graça e fé em Cristo, já Tiago diz que a salvação vem pelas obras e que a fé sem obras está morta.

Como será dito novamente logo abaixo, não existe contradição, e não preciso de um longo discurso para tal, pois uma afirmação anda de mãos dadas com a outra.

Te pergunto: Por acaso existe fé vivendo em Cristo e naturalmente não fazermos as boas obras agradáveis a Deus?

A morte de Cristo Jesus na cruz mostra claramente que aquele fato é o suficiente, sem complemento e obrigatoriedade de obras para a salvação.

 

Alguns dos trechos das cartas de Tiago:

“De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? – Tiago 2:14”

“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. – Tiago 2:17”

“Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. – Tiago 2:24”

 

Paulo diz em suas cartas:

“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”. – Romanos 1:17″

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. – Romanos 3:28”

“Deus trata a todos com igualdade; sejam judeus ou não, circuncisos e incircuncisos. Eles são justificados se tiverem fé. – Romanos 3:30”

“Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. – Romanos 4:5-8”

“E seja achado Nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé. – Filipenses 3:9”

 

 

Então a bíblia está em contradição com as palavras de Tiago e Paulo?

Estaria se eles estivessem falando da mesma coisa, o que não ocorreu.

Paulo falava de justiça referente a Deus, e Tiago falava de justiça referente aos homens, sendo assim não existe contradição e sim complemento.

 

E isso eu posso ir de maneira mais profunda no seguinte:

Tiago diz o seguinte: “Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. – Tiago 2:18″

Perceba que Tiago diz MOSTRE-ME, algo que só pode ser medido pelas obras, já que não existe nenhum equipamento que mostra o nível de fé de uma pessoa (Por seus frutos vos conhecereis. – Mateus 7:16).

 

E Tiago ainda diz:

“Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar? Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. – Tiago 2:21-23″

Veja que mais uma vez o foco é a fé, mas que realmente é justificada pelas obras.

 

A Verdade
Se você vive em Cristo, você não sente vontade de fazer voluntariamente o bem, seguir seu propósito, obedecer, adorar e servir a Cristo?

Essas são as boas obras, que como a água santa que bebemos, nunca teremos vontade de parar de servir a Deus, seja amando o seu próximo, pregando a palavra, dando a vida pelo seu irmão, entre outros.

Consegue perceber que ambos andam juntos, mas para a salvação um não depende do outro, pois um é consequência natural do outro no verdadeiro cristão.

Por isso não cometa o erro de dizer que se somos salvos “apenas” pela graça e que não devemos fazer mais nada, a ação das obras para quem vive em Cristo ocorre naturalmente.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. – 2 Coríntios 5:17”

 

A Passagem Mais Importante
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. – Efésios 2:8-10”

Quando Deus nos diz que a maneira correta de identificar quem é e quem com Ele será observando suas obras – e aliás isso entra em um tema sobre julgar seu irmão que breve terei o prazer de escrever sobre – é basicamente nos mostrando que as obras são consequência de quem vive em Cristo Jesus. (Por seus frutos vos conhecereis. – Mateus 7:16)

As obras são importantes sim, mas se fossem o único caminho para a salvação, porque pessoas de religiões ou sem religião que fazem boas obras não poderiam serem salvas, já que muito é afirmado que a salvação vem pelas somente pelas obras?

Reflita, enxergue a verdade e não opiniões.

 

Viva Cristo,
Sete